PAULO, A ESCOLA E A METANOIA
Sério? Para que escola?
Trago à memória o instante em que aquela querida professora o alfabetizou, que momento! Ali, nós, começamos a ler não só as palavras, mas o mundo. Porém, ler, só foi o primeiro passo. Começamos a entender, compreender - interpretar como as coisas funcionam, e “as escamas dos nossos olhos, pouco a pouco, começaram a cair”.
Como negar os nossos lares pedagógicos, os jardineiros do jardim - educacional? Ousamos criticar o lugar “daquele lugar”, em nossas vidas?
Titio Paulo nunca o negou! Educação, formação e "desenvolvimento humano" eram parte dele, mesmo antes de ser um apóstolo.
Segundo o Pr. Elizeu Rodrigues, ele era a síntese da religião judaica, filosofia grega e do direito romano. Versado e conhecedor da cultura vigente, mais tarde, considerou toda a sua sabedoria como “esterco”, no momento que ouviu e olhou para Jesus.
Observe. Ele não jogou o que aprendeu aos pés de Gamaliel no lixo; porém, considerou tudo como perda, se não estiver aos pés de Jesus, o crucificado. Para ele, nada fazia sentido se Cristo não ressuscitou dos mortos, e esse é o ponto central ao lermos todo o seu material. Ele gastou a sua vida, no desejo de que mais e mais pessoas “recebessem” e “entendessem” a salvação pela graça, do que foram justificados, e por que deviam ser santificados.
Lembram da aula de literatura? Todas as vezes que nos deparamos com um texto, ainda mais um texto bíblico, duas perguntas devem ser feitas (i) Quem escreveu isso? (ii) Por que isso foi escrito? Ai sim, podemos começar.
Um pouco de Linguagem Bíblica
Titio Paulo era um possível “nerd”. Desculpe os descolados, mas o Apóstolo foi inúmeras vezes descrito como louco, pelo excesso de estudo. O governador Festo disse que as muitas letras o enlouqueciam; outra hora, Pedro, disse que seus escritos não eram obra de fácil entendimento, mas digna de confiança. Na prisão, quase morto, sabe qual foi o seu pedido? Tragam meus materiais, livros, pergaminhos, a minha pena!
Logo, ele não era um erudito que falava no vácuo, comunicando nada a ninguém. Ao escrever, ao fim da vida aos Romanos, ele “ataca” de uma só vez Cristo a Cultura; arrebatando-os na linha condutora da história!
O brabo conhecia a Torah, os filósofos e os juristas de sua época. Entre nós jovens: “Ele era cheio do Espírito Santo, e fazia a lição de casa!” Amém?
O maior pregador (depois de Jesus) e escritor de boa parte da Bíblia, provavelmente, seria banido do Twitter, Instagram, You Tube; simplesmente por não falar o que os infuencers de seu tempo queriam ouvir.
Não massageava o ego, não dançava nos sofismas da época. Titio Paulo, trabalhava, fisicamente e mentalmente “no/ sobre/ para” o evangelho, somente!
Ele não só entendeu cognitivamente que Cristo é tudo que Deus pode nos dar, o ápice, o clímax! - do que o Antigo Testamento inteiro anunciou. Todavia, incorporou essa verdade, que era/ é também para toda humanidade! Então, trouxe para o seu corpo as marcas de Cristo. Ele foi ferido por uma fome e sede, até o fim da sua carreira - ao guardar a fé. (Foi morto a fio de espada, decapitado; ainda assim, salvo!).
E daí? O que eu tenho haver com esse rolê?
Pergunta: Como podemos renovar a nossa mente (Metanoia) dentro do ambiente escolar-universitário?
Seja como Ele
Pare de ser autêntico, ninguém te aguenta. Faz um favor! Não melhore, mas morra.
Jeff, duras palavras, mano! Fala isso não. Pelo amor.
Desculpe. Mas, segundo aquele livro antigo, da capa preta, precisamos “imitar”, e não ser nós mesmos. Imitar a Cristo - em tudo! Não viva mais o "eu", mas deixe Cristo viver em você. Abra mão da sua vida; e viva a dEle.
Vida a partir da linguagem bíblica
Como? Conhecendo.
Fazendo a lição de casa, ouvindo, lendo, assistindo, aprendendo.
Nossa geração não consegue ficar 15 minutos concentrada, em nada, nem na Palavra. Ela acha que culto é entretenimento para deixá-la feliz e alegre, que o louvor é para ela. A Bíblia não é seu playground, pecador.
Ela é a voz de Deus, quando não lemos pela “letra”, mas mediante ao “espírito”. Os atos de “fala” de Deus, é o seu próprio “fazer” na realidade. Saiba que, Deus não faz parte da sua “estória” do faz de conta. É você amigo, que faz parte da grande história de Deus (Criação-Queda-Redenção-Consumação). Somos servos, mas seus amigos, discípulos, filhos, escolhidos; e nada fizemos para isso. É graça, dádiva.
Sendo propositivos
O mundo acadêmico possui seus próprios dialetos e ritos. O aluno precisa mostrar ao que veio. Notas, boas provas, ótimas apresentações. É aqui que professores e orientadores se atentam aos destaques. Seja por habilidade ou sensibilidade sempre tive alunos de convicção.
Exemplo A: Uma jovem católica me surpreendeu pelo tanto que lia sobre psicologia, e servia no jornal escolar e a seus colegas. Ah, em Matemática ela não era tão habilidosa, mas sua vida de fé gritava, uma carta viva no meio daquele ambiente missionário.
Exemplo B: Conheci uma jovem evangélica que procura debater com a professora, linhas interpretativas da história do Brasil. Ela buscou respaldo em meu conselho. Que pena! - Disse que ela devia respeitá-la em seu ensino, mesmo não concordando com a docente. Aliás, se você é um futuro apologista, comece a organizar e escrever seus ensaios ou sínteses, com no mínimo três referências, e em norma ABNT. Se não, para de ser chato! Ninguém suporta cristão assim.
É chegada a hora em que adorareis o Pai em Espírito e Verdade. E para isso ser real, lá no espaço público, social e intelectual, seja proposital. Se prepare! Quanto? Muito! O Espírito Santo o guiará. Aprenda tudo. Jesus começou a falar aos 30; e você se acha PhD, sem nem saber quando se utiliza mal/ mau.
Seja humilde, em nome de Jesus. Conheça a Bíblia que carrega, se carrega. Ame a Jesus, pare de ser crítico, arrogante. Jogue o chiclete fora. Guarda o seu pé ao entrar na casa do Senhor. Respeite as moças como se fossem suas irmãs, sirva os mais velhos.
Honre aqueles que gastam a vida ensinado. Entenda os seus pontos e orem!
Pare de entrar em debates malucos na internet. A aula de Álgebra é de Álgebra. Professores vão dizer que o axioma, o teorema, lema ou corolário é a verdade. E tudo bem. Não existe a realidade Bíblia para muitos deles, e tudo bem.
Ué Jeff, tá doido?
Nós somos sal e luz, vamos lá arrebentar! Pregar, levantar a mão e destruir seus argumentos.
Mancebo. Keep Calm.
Para Timóteo, tio Paulo, disse: “Cuida de você e da Doutrina”, e para de meter o louco, em nome de Jesus. Conheça o que você acredita, primeiro, e o que eles acreditam, segundo. Procure pontes, diálogos; e não o ódio.
Saiba entrar e sair, falar e ouvir. No mais, como vai seu boletim?
Quer ser como Paulo? Metanoia? Mente renovada? Começa com a lição de casa!
Att, Jefferson de Melo.
Amo seus textos 👏🏽👏🏽👏🏽
ResponderExcluirObrigado pelo carinho! Espero que edifique.
Excluir