quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Brasa, orgulho e amor!

Após as eliminações da seleção masculina (2022) e feminina (2023) de suas respectivas copas, faço minhas preposições para o país, que gostando ou não, perdeu não só o jogo. 

1. Não é só futebol. 

Para o Brasil, nossa nação, o futebol é mais do que um esporte. Muita expectativa é criada, o imaginário de favoritismo para uma "batalha" frente a outras nações é formada em todos nos.
No masculino já era tradição, no feminino tornou-se real essa mentalidade também. 

Futebol é patrimônio cultural em nosso país, uma linguagem, em que o nosso povo se expressa. Temos um sentimento tão forte aqui, que acreditamos que somos sempre os melhores, e que devemos 'sempre ganhar'. Mistura-se torcer, apoiar, com a obrigação de vencer.

A vida é assim? Posso cobrar isso, nesse nível?

"Não é só futebol" pode ser uma frase positiva, quando assim a colocamos. Porém, um terror, quando o argumento imediato é: "resoluções". 

2. A nossa identidade. 

Esportistas declaram que, foram uma vergonha as participações da seleção brasileira nas últimas copas. Nos não a ganhamos há mais de vinte anos, e resumo o motivo: "Não somos mais os melhores na modalidade que amamos". 

Sendo sincero, isso incomoda. Mas, como disse acima, não é possível cobrar a obrigatoriedade da vitória, mesmo se fossemos tão bons assim. 

Minha atenção em meio a isso é só uma: "Cadê a nossa identidade?". Como brasileiro, gostaria que todos que representem o país, carregando a bandeira verde e amarela, lembrassem disso:

- Ousadia e alegria é nossa marca!
- A criatividade supera a técnica. 
- Somos gigantes 'pela própria natureza'. 

Se isso não for uma convicção para cada brasileiro, em suas respectivas áreas de atuação, é preciso repensar; a nossa identidade. Não somente no futebol, mas por meio dele também. 

3. Deve ser mais que isso. 

"Continuem Apoiando ..." (Jogadora Marta)

A mística que somos só samba, carnaval e futebol, acaba com nossa ordem, e ficamos assim, sem um possível progresso.

Continuaremos apoiando o futebol, e outros tantos esportes, em nossos representantes. Porém, as Artes e principalmente as Ciências; não devem ser ignoradas pelos 'filhos deste solo' também.

O Brasil deve ser mais, em todas as dimensões, porém, sem o maior questionamento, será sempre o nosso orgulho e amor. Esse é o nosso sentimento.

Por: Jefferson de Melo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário