domingo, 21 de maio de 2023

ANÁLISE EXEGÉTICA BÁSICA – Salmo 51.5

  • TEXTO HEBRAICO 

הֵן־בְּעָוֹ֥ון חֹולָ֑לְתִּי וּ֝בְחֵ֗טְא יֶֽחֱמַ֥תְנִי אִמִּֽי׃


  • ANÁLISE DAS PALAVRAS

הֵן־ - Behold/ Contemplar

בְּעָוֹ֥ון - in iniquity/ em iniquidade

 חֹולָ֑לְתִּי - I was brought forth/ eu fui gerado

 וּ֝בְחֵ֗טְא - and in sin/ e em pecado

 יֶֽחֱמַ֥תְנִי - conceived me/ concebeu-me

 אִמִּֽי׃ - my mother/ minha mãe


  • MINHA TRADUÇÃO

“Contemplado em iniquidade, fui gerado. E em pecado, concebeu-me minha mãe”. 


  • COMPARAÇÃO DE VERSÕES 


(ARC) Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. 


(ARA) Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. 


(NVI) Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. 


(NTLH) De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido. 


  • COMENTÁRIO:

As versões Almeida, tanto a revista corrigida, como a revista atualizada segue uma mesma estrutura, repetindo as palavras ‘iniquidade’, ‘pecado’ e ‘concebeu’. A variante está em formado/ nasci. A nova versão internacional, deixa mais fluida a citação. ‘Sei que’, no início, e o conectivo, ‘sim’, entre os dois versos, coloca uma personalidade prosaica. Por fim, a nova tradução na linguagem de hoje, ao nosso ver, é mais técnica. ‘De fato’ é bem utilizado em textos científicos para afirmar uma ocorrência propositiva. 


A minha versão não diverge em ideias das demais, citadas acima, porém, com a variante ‘contemplado’, no início do verso, penso que, remete a um paralelo com Gênesis 1-2, onde Deus contempla a sua Criação. O ponto aqui, é a corrupção implícita pós a Queda. Acredito, num paralelismo em sinônimo ao texto também, mais fácil de observar. Veja: 


(A) Contemplado em iniquidade, 

(B) fui gerado. 

(A’) E em pecado, 

(B’) concebeu-me minha mãe. 


A e A’ conversam na poesia hebraica, iniquidade e pecado. 

B e B’ também rimam em ideias, gerado e concebeu-me.


  • REFERÊNCIAS CRUZADAS

Salmo 58.3; Genesis 5.3, 8.21; Jó 14.4, 15.14-16; João 3.6; Romanos 5.12; Efésios 2.3.


  • CONTEXTO

Após a leitura completa do Salmo 51 e uma consulta ao Matthew Henry’s Concise Commentary, observamos que Davi está abrindo, literalmente, o seu coração. O salmista confessa, reconhece, e após fortes declarações, clama por misericórdia ao seu Deus. Mas, o que ele fez, para que estes versos fossem compostos? E como devemos encarar essas palavras, para evitar um olhar romântico e/ ou heroico frente ao personagem bíblico? Apenas, quando entendemos o contexto, conseguimos responder tais questões.  


Davi pecou contra Bate-Seba e Urias, mesmo assim, “é importante notar que, no contexto, a questão diz respeito a quem tem direito de julgar e dar a sentença”. (WALTON; MATTHEWS; CHAVALAS, 2018, p. 691). Ainda que condenado, Davi afirma que esta é a condição em que nascemos (v. 5), porém, em uma das orações mais bonitas da Bíblia, clama, por meio do espírito [agente], pela sua salvação (v. 10-12).  


  • DOUTRINA  

Este Salmo trabalha diversas doutrinas, como a do homem e a da graça. Porém, especificamente no quinto verso do Salmo 51, a doutrina declarada é a do pecado herdado. Isso significa, por meio do ensino do apóstolo Paulo, que não apenas cometemos pecado, mas nascemos em pecado. Lembro-me do livreto Verdadeiro Evangelho de Paul Washer, que diz, assim como um peixe não tem a dimensão do quanto está molhado, a humanidade, também não compreende o quanto está em pecado. A ideia é que o habitat já está corrompido. “Como representante nosso, Adão pecou, e Deus nos considerou culpados tanto quanto Adão”. (GRUDEM, 1999, p. 407) 


Sendo assim, é declarado por Davi, que seu coração não se tornou, mas já nasceu mau. Não é um artifício para sua defesa própria essa declaração, encontrando desculpas para cometer atrocidades, a doutrina do pecado herdado; mas para entendimento do quanto o homem carece de perdão e graça.


  • APLICAÇÃO DA DOUTRINA

Para as nossas vidas, o que fica desta passagem, em uma simples frase é: “A misericórdia de Deus para salvar um pecador arrependido ainda é válida”. Seguindo o desfecho do Salmo 51 temos uma tónica clara, que o Senhor não despreza, como em Samuel, e Oséias; um coração quebrantado. (v. 17). Ele é que perdoa pecados. 


  • REFÊRENCIAS 

GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática: Atual e Exaustiva. 1ª ed. São Paulo: Nova Vida, 1999.  


WALTON, John H.; MATTHEWS, Victor H.; CHAVALAS, Mark W. Comentário Histórico-Cultural da Bíblia: Antigo Testamento. 1ª ed. São Paulo: Nova Vida, 2018.  



  • LINKS DE APOIO


Google Tradutor 

Psalm 51:5 Hebrew Text Analysis 

Salmos 51 | ARC Bíblia | YouVersion 


(Atividade de aproveitamento apresentado ao curso intensivo de hebraico do seminário Martin Bucer)


Nenhum comentário:

Postar um comentário