quarta-feira, 1 de abril de 2020

T04 20 - O que está acontecendo no Brasil e no Mundo?

(Que vem causando preocupações em todas as pessoas - Atualizado 31.03.2020)


Concluímos mais um mês, e dessa vez com muita dificuldade. Foram os 31 dias mais conflitantes dos últimos anos para a maioria de nós; e isto devido ao COVID 19 (mais conhecido como coronavírus), que já infectou cerca de 745 mil pessoas no mundo, causando mais ou menos 35 mil mortes, segundo a universidade Johns Hopkins até as 20h do dia 30 de março. Dados indicam até 777.286 infectados com 37.140 mortos.


Fomos em maioria forçados a paralisar os nossos esforços rotineiros, como ir ao trabalho, faculdades, academias e igrejas; para simplesmente ficar em casa. Uma ideia aparentemente boa para quem quer fugir da realidade, mas isso até o terceiro dia, pois quando chegamos no décimo o desejo é quebrar o contrato social assinado em nossas mentes em respeito a todos aqueles que padeceram, mas muito mais pelos hoje vivos.


Há mais de duas semanas o alerta de pandemia (Enfermidade amplamente disseminada) foi anunciado pelo ministério da saúde, mas parece que apenas quinze dias depois do colapso global que estamos conseguindo entender a realidade apresentada à nossa frente, com diversas linhas de interpretação por aí. Apesar de ainda estarmos em estado de alerta, com ligas esportivas canceladas, paralisações gerais em torno da nossa nação, ainda é possível uma “estabilização”.

Entretanto, esta é a veracidade com base no que estamos vendo na Itália e Espanha. Veja: Não tem convênio, SUS ou qualquer sistema de saúde que dê conta da taxa de crescimento exponencial de um vírus em tão poucos dias.


Então, matematicamente falando, muitas pessoas (na casa dos milhões dizem alguns) irão contrair e infelizmente padecer. Agora o nosso papel em meio a isso é diminuir ou manter a taxa de letalidade, e não tornar esse pais um caos daqui a alguns dias. É preciso controlar a expansão da curva, para não passar do limite, ou ao menos não tanto. 


Tivemos há alguns anos uma luta contra a H1N1 (2009) e o ZIKA (2015), e ambos com indícios de letalidade iguais e/ou maiores que este atualmente; mesmo assim superamos. Tenhamos neste momento paciência, pois é o momento de entendermos o porquê desse ‘descanso’, será por acaso? É possível que ele nos queira ensinar os valores do trabalho. O sábio sempre irá aprender com as circunstâncias; se você não o é, aprenda, há tempo.


Devemos decidir como vamos olhar a partir do mês de abril, quais as lentes. As devidas pessimistas/naturais, ou as otimistas desacerbadas. Podemos andar também sem óculos.   

Os números nos mostram que a taxa de letalidade é baixa (3,4%), entretanto devemos sim ter muito cuidado, mas não se desesperar; não no sentido ruim da palavra, pois se for para fazer isso que seja no sentindo que o filósofo Sören Kierkegaard atribui a sua obra; como uma necessidade para nós nós construirmos. Sim, ela é mortal, mas se presenciarmos a morte em vida, é possível que compreenderemos o que seja existência.


No geral, o COVID 19 só revelou a nossa vulnerabilidade, o que gostamos e não. Pois, sem as instituições o que nos resta? Você professor vai continuar a se renovar mesmo sem dar aula? Ou ao aluno de graduação e ensino técnico, continuarão a fazer suas atividades? Aos que se dizem ser igreja, e aos ministros principalmente.


Nós iremos continuar lendo a palavra de Deus? Onde as nossas bíblias estão neste momento de tensão? Uma prece em forma de canção precisa ser erguida.

Ela não é a peste negra, mas por causa de nós pode se tornar uma desgraça. Não biológica, mas psíquica. É uma luta humana, logo, não seja herói, e não mate o outro. Há esperança das pessoas são as pessoas, e o quanto mais rápido entendermos isso mais gente ficará bem. 


Aproximadamente 164.446 se recuperaram da doença ao redor do Mundo.



Número de casos e mortes no Brasil

Estados
Casos
Mortes
São Paulo
2339
136
Rio de Janeiro
708
23
Paraná
185
3
Rio Grande do Sul
305
4
Bahia
217
2
Distrito Federal
333
3
Pernambuco
87
6
Espírito Santo
97
0
Minas Gerais
275
2
Acre
42
0
Alagoas
18
1
Amapá
10
0
Amazonas
175
3
Ceará
401
7
Goiás
65
1
Maranhão
31
1
Mato Grosso
25
0
Mato Grosso do Sul
48
1
Santa Catarina
235
2
Paraíba
19
1
Pará
34
0
Piauí
18
4
Rio Grande do Norte
82
1
Roraima
22
0
Rondônia
9
1
Sergipe
20
0
Tocantins
12
0
Total
5812
202

[Informações retiradas do site G1. 29 de março de 2020]


Por: Jefferson de Melo.





2 comentários:

  1. Eu creio que Deus permanece no controle de tudo. Pois, nada foge de suas mãos.
    Eu creio que essa epidemia, é só um tempo para aprendermos a valorizar nossos familiares, nossos encontros com amigos, nossos cultos em nossas igrejas, a importância de acordamos para enfrentarmos mais um dia de trabalho e principalmente, abraçar as pessoas que amamos enquanto há tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por partilhar. Sua crença sobre este tempo é excelente.
      Na música, as pausas de silêncio são tão importantes quanto as notas e sons. Idem a vida.

      Excluir