terça-feira, 1 de outubro de 2019

T09 2019: A âncora do arbítrio vs. O martelo do destino.

As nossas vidas são norteadas por uma grande questão, mesmo que boa parte tende a ignorá-la; entretanto, ela continua a existir, permanecendo como fundamento para todos os nossos outros movimentos. Muitos, claro, não se preocupam em andar de modo orquestrado, estético e belo; preferem estar abertos a qualquer meio de leituras e falácias, que se estendem por aí, aceitando sem muitos filtros o estilo de vida apresentado à sua realidade. Respeitamos esta pessoa, que vive a sua própria escolha, ignorando as grandes reflexões, sempre pensando de si para si; porém, buscamos ajudar os desavisados, que por muito vivem em amarras, seja ela colocadas por alguém, ou imposta por si mesmo. 

Nesta condição temos abertura para uma relação, a fim de elaborar uma resposta autêntica e plausível. Nosso problema é de ordem existencial, e atinge a todos; de forma leiga a acadêmica, e os antigos conheciam bem este anseio interior; pensamos sobre a vida eterna.


Não precisa ser religioso para empiricamente perceber que há uma incompletude no ser humano, somos limitados, bastando querer voar para provar. A não ser que acreditemos literalmente em metáforas. Então, de forma confusa em nossos corações temos o desejo de não morrer, queremos continuar sempre existindo, (os legados seguem este princípio) sendo em parte algo bom, levando o ser humano a conceitos transcendentes, as dúvidas sobre o fim, mesmo partindo da aparente falta de veracidade.


Podes negar esta ideia imortal, porém, o texto a partir daqui, poderá perder o sentido para ti.


A eternidade é ponto de encontro entre muitas pessoas, desde a origem. Já os desencontros acontecem na maneira de como encararmos esta crença baseada na fé. É neste momento que muitos grupos apresentam seu entendimento sobre esta realidade intangível hoje (As motivações por muito não são, por definição, buscadas pela verdade, porém, podem ser de interesse transitório). Mas, entre tantas opções temos os cristãos, que sempre trabalharam este conceito divino, já que Jesus Cristo apresentou em vários momentos o Reino dos céus, parecendo ser a maior mensagem do seu ministério, onde Ele, por meio do seu sangue e diante da cruz trouxe justificação, santificação e salvação. 


Anos mais tarde era necessária uma explicação mais clara sobre a obra de Jesus; logo, a teologia cristã começou a se desenvolver em função disso, e os escritos de líderes da Igreja, como a carta de Tiago e toda a literatura Paulínia se tornaram documentos essenciais para o pensamento apologético a respeito da vida presente, e também futura; onde as raízes partem de Cristo. Mas, foi logo após o cânon sagrado ser definido e organizado que as polarizações partidárias frente a Bíblia se fizeram com ordem e progresso.


I. A cristandade da idade média acreditava no livre arbítrio, onde o poder de escolha sobre ser salvo era de grande participação sua, dependia totalmente de boas obras; possível âncora da firmeza.  

II. Os Vikings (pagãos) criam também em vida eterna, mas que ela era destinada pelos deuses aos homens, era pela sua vontade, e não a ver com o que faziam diretamente, o martelo que decidia.


Pode parecer sem nexo, mas a reforma protestante provocou uma tensão entre estes dois modos de pensar, que de forma bem mais sistemática se permeia até este momento, rearranjada com outros adereços em nosso consciente. Entretanto, estes itens não respondem à grande questão, eles apenas orbitam a tese. Então, como atingir a vida eterna? A responsabilidade é somente minha, ou o problema é de ordem divina? 


Poderia sugerir respostas prontas para tal preocupação, mas prefiro deixar apenas uma sugestão em meio a esta provocação: Creia, observe Cristo, ande em equilíbrio; e meio aos mistérios, fiquemos sempre tranquilos. 



por: Jefferson de Melo


4 comentários:

  1. Paz do senhor Jesus irmão Jefferson, que Deus continue iluminando o seu entendimento para que possa sempre ajudar outras pessoas a compreenderem a verdadeira essência do evangelho de Cristo Jesus!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amen. Agradeço pelo comentário.
    Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor em primeiro lugar parabéns prof Jefferson pelo seu dia e e todos professores te admiro pelo jovem que vc tem se tornado bom que vc continue ajudando as pessoas saber e conhecer o verdadeiro evangelho de Cristo 🙏sinto falta das nossa conversas sobre o Reino um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Agradeço muito pelo carinho. Nós retorne pelas mídias sociais. Assim, mantemos o contato.

      Deus abençoe.

      Excluir