sexta-feira, 13 de setembro de 2019

TEx 2019: A boa nova do evangelho? (2018, Atualizada)

Se eu fosse explicar para as pessoas, de qualquer contexto, diria que é muito difícil relacionar a teoria com a prática, ou a reflexão a ação, pois existe uma insuficiência humana, até “natural” para que haja essa distância; porém muitos acham estar integrados. Mas, a aproximação foi ignorada por uns (legalistas que achavam que viviam o suprassumo, “por si e para si”, mesmo no traje religioso - judeus) e criticada por outros (sábios que achavam que viviam o suficiente, “por si e para si”, mesmo em traje intelectual - gregos).

Entretanto, em Jesus se teve o único momento da história que essa conexão foi possível; na unidade de seu nascimento, ministério, morte e ressurreição; a palavra se tornou carne, “a realidade”. (João 1.14).

Todas aquelas histórias aparentadas fake news de autores antigos, que mais tarde seria motivo de debate por sua inspiração, se revelaram na prática. A literatura profética apresenta com impactado, nos colocando numa situação de ter que responder a esta verdade sobre Cristo:

"Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prosternar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la […]"  (C.S.Lewis - Cristianismo puro e simples)

Veja ainda: Isaías 53 e Mateus 27.26-66.

O evangelho é toda a narrativa bíblica, pois tudo se converge nEle, e é para Ele, Cristo. (Romanos 11.36)

A Semente prometida, a esperança e expectativa daqueles que esperavam a promessa de Deus desde a queda (Gênesis 3.15). Estes ansiavam a cada gravidez de uma judia por alguém que viria, alguém que tinha que vir, que devia ser perfeito, e assim suprir todo problema do pecado. (Pecado: Tudo o que ofende o caráter de Deus, não o glorificando).

Se fez homem e viveu entre nós, se esvaziou e em propiciação, inseriu-nos a Transformação de Vida e a Vida Eterna. Não apenas isto, por meio de sua pregação cumpriu o que estava escrito, inaugurando o Reino de Deus, que segundo Ele está em vós, e que deve ser buscado em primeiro lugar, este é o seu ensino central, basta observar as suas diversas parábolas, elas apontam para a mensagem mais urgente do seu ministério. (Mateus 6.33; Lucas 17.21)

A grande notícia está ligada exatamente a estas palavras de Cristo, que sem nenhuma manobra é a verdadeira obra do nosso Deus, a implementação teórica/ reflexiva, porém prática/ ativa do pensar/viver o Reino de Deus. Veja, o Reino de Deus não é físico, ele se expressa a partir de seus valores, baseando tudo em Cristo, já que Ele é a expressão máxima do Pai e aponta para excelência celeste. O filho de Deus redefine o vocabulário e os conceitos com princípio de reversão; (o maior é o menor, último é o primeiro, ...) reequilibrando e desconstruindo todas legislações e filosofias criadas e resumidas “por nós e para nós”.

A boa nova é que não precisamos esperar ou nos movimentar para atingir o céu futuro longínquo para estar nessa situação; pois já foi revelado o suficiente sobre o por vir, e por isso devemos como Cristo trazer esta tendência para o presente, o agora. Vivendo como um cidadão do Reino; dando graças, partindo o pão e servindo uns aos outros, como Ele fez e refez; Cristo, a nossa referência.


Por: Jefferson de Melo



Nenhum comentário:

Postar um comentário