domingo, 25 de agosto de 2024

COMO SE DESCONFORMAR?

Base: Romanos 12.2

1.⁠ ⁠CONHEÇA PALAVRA 

Dentre tantos conteúdos, há o grande mandamento descrito nos evangelhos. 

A. Amar o próximo. Como? A mim mesmo. 

B. Amar a Deus. Como? “Toda nossa” FORÇA, ALMA, CORAÇÃO E MENTE*. 

A mente aqui, será descrita como Razão. Séculos depois do Apóstolo Paulo, o bispo de Hipona, Agostinho, nos ajudou a compreender que devemos: “Crer para Entender”. Não o contrário.  Em outras palavras, a fé antecede a razão. 

Mas, veio o fim da Antiguidade e o Medievo, e com ele a alta cartesiana, com: “Penso, logo existo”, mostrando uma nova via, fora da igreja, para se conhecer a verdade. O método! 

Mesmo Kant criticando essa tal “razão pura”, desconecta dos sentidos; o nosso modo de pensar foi totalmente influenciado. 

Mais tarde a fenomenologia de Husserl, e o existencialismo de Sartre; procurou ainda dar sentido ao “homem-mundo” sem Deus. Um parte da mente, outro, das ações. 

Mas, e daí?

Daí, temos que levar a Cristo todos os nossos pensamentos! Quer façamos qualquer coisa, o efeito é radical. Paulo, douto, versado em vários saberes, expressa que diante da glória de Deus suas habilidades não valem nada. Porém, se utiliza de tudo que aprendeu para servir o Reino de Deus.


2.⁠ ⁠CONHEÇA A CULTURA 

Nossa mente é para a glória de Deus. Mas, para não me conformar, preciso saber o contexto que estou inserido. “No mundo, mas não do mundo”. 

Paulo, diante do panteão de deuses gregos no areópago recitou poesia, fez argumentos lógicos e apresentou o Deus vivo aos filósofos presentes. 

Contra o que estamos nos opondo? Quais as correntes de pensamento temos nas ciências, que deturpam a crença em Deus? ou mesmo, nas áreas sociais e seus discursos céticos? 

Aponto duas perspectivas, que estão no cerne de nossa cultura. Precisamos entendê-las ainda mais. 

A. Materialismo-histórico-dialético. (Karl Marx)

B. Evolucionismo (Charles Darwin) 

Podemos ter visto na cerimônia de abertura olímpica de Paris 2024, a ocorrência de novos altares idólatras, como no passado. Os abusos, e deturpações na releitura da arte de Da Vinci, em a Última Ceia, e a controversa, com o dito de que era a obra Festa dos deuses, revela em síntese a cosmovisão operante do mundo ocidental, e suas pautas irrevogáveis. De secular, a profanação pública. 


3.⁠ ⁠SE CONHEÇA 

Será esse, eu e você? Bíblicos, antes de tudo, para em discernimento, inconformar-se com tudo que vai em desencontro ao Reino de Deus?

Tudo que decorre da Queda, mesmo quando queremos voltar ao Éden, o princípio de tudo. 

Que Deus tenha misericórdia de nós, pois, apenas pelo Espírito Santo, estaremos desconfortáveis com o que se pensa hoje sobre: Igreja, Família, Educação, Política, Economia, Ciências, Artes, etc. 

Que em tudo, Deus renove as nossas mentes, as transforme, para experimentarmos a sua vontade. Amém.


Por: Jefferson de Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário